As melhores dicas para aproveitar o Google Maps



O Google Maps é uma ferramenta de GPS com aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS). Através do Google Maps, os usuários podem consultar e encontrar locais e instalações, visualizar rotas, estimar o tempo de viagem e distância entre dois pontos, obter informações de trânsito e ainda consultar horários de ônibus e verificar se o ônibus está cheio.


Graças às suas inúmeras funcionalidades, a aplicação pode facilitar o dia-a-dia do utilizador. Abaixo está uma lista de dicas para usar o Google Maps e dez recursos do aplicativo que você pode acessar do seu telefone.


Crie rotas para chegar a lugares.

É possível criar percursos através do Google Maps, uma funcionalidade particularmente útil  para quem tem dúvidas sobre qual o caminho a seguir para  um determinado local. A função calcula a distância entre um ponto e outro e dá o meio de transporte, que pode ser carro,  pé ou  transporte público. Além disso, é possível acompanhar o Google Maps ao vivo, que mostra no mapa quais estradas dirigir. O aplicativo ainda reproduz a rota em texto e áudio, o que torna a rota ainda mais fácil.



Confira as paradas, rotas e horários dos ônibus.

Para quem utiliza os autocarros, o Google Maps está a trabalhar para agilizar o dia-a-dia. Através do aplicativo você também pode consultar os pontos de ônibus e os horários de chegada dos meios de transporte nos pontos. Além disso, o Google Maps avisa quando o ônibus está cheio e permite que os usuários acompanhem as rotas das empresas de ônibus em tempo real, facilitando o  desembarque.


Para obter o horário estimado de chegada do ônibus e as rotas, você precisa definir  um local de partida e chegada no Google Maps.Depois disso, o usuário deve tocar nas rotas e no ícone de transporte público para revisar as opções de linha que fornecem a rota desejada. É possível verificar o tempo de espera para a chegada da carona nesta tela e clicando no trajeto você pode acompanhar todo o trajeto da linha pelo aplicativo para saber em qual parada descer.



Envie a localização atual através do Google Maps.

Você também pode compartilhar sua localização  em tempo real com amigos e familiares através do Google Maps. O recurso permite criar um link com informações sobre sua localização e torná-lo visível por 15 minutos até três dias, ou até mesmo deixar o recurso ligado até decidir desativá-lo manualmente. Para compartilhar sua localização, você precisa abrir o Maps e clicar na sua foto  que está ao lado da barra de pesquisa  para abrir o menu. Em seguida, toque na opção

“Compartilhar local” e envie seus dados para seus contatos via conta do Google ou  redes sociais.



Use o Google Street View para ver as ruas

 O Google Street View do Maps é um velho amigo dos usuários e permite pesquisar lugares para ver  ruas, bairros e cidades inteiras em fotos de 360 ​​graus. O recurso é útil para informar aos usuários sobre lugares e identificar pontos de referência ao viajar, por exemplo. Além disso, a função também está disponível nos roteiros do Maps, o que garante mais praticidade, por exemplo, na hora de conferir o trajeto escolhido para um trajeto ou durante a viagem de ônibus,  já que fotos podem ser utilizadas para confirmar o trajeto definido.



Calcule a distância entre os pontos

Meça a distância entre os pontos e uma das funções do Google Maps. A opção permite calcular quantos quilômetros são necessários para completar o tablet em uma rota ou  entre cidades. Essa distância pode ser encontrada viajando em uma estrada, como um carro ou ônibus,  ou em linha reta, o que pode ser particularmente útil ao chegar de avião ou nos casos em que não é possível encontrar ruas no Google Maps.



Mostrar coordenadas de lugares

O Google Maps também permite que você use as coordenadas geográficas de um ponto específico no mapa para pesquisar e encontrar lugares, um recurso útil para fixar locais onde não há endereço disponível. As coordenadas devem ser escritas de acordo com algumas regras, como:  os formatos, que podem ser DD, DMM ou DMS,  graus decimais, graus decimais e minutos  e graus, minutos e segundos. Além disso, é necessário que a coordenada de latitude seja escrita antes da longitude no Google Maps.



Linha do tempo de acesso com histórico de localização

O Google mantém um histórico de localização de todos os lugares visitados pelo usuário. A opção pode ser acessada a partir de Cartões, clicando na sua foto para acessar o menu e tocando em "Sua Linha do Tempo". Com a opção é possível exibir as cidades, bairros, lojas e restaurantes visitados pelo usuário e, ao tocá-los, obter mais informações sobre as instalações.


No entanto, a linha do tempo do Google Maps pode levantar questões sobre privacidade, uma vez que é possível acompanhar todos os seus passos através do ecrã do seu telemóvel e consultar o dia em que visitou o estabelecimento, o tempo que permaneceu no local e a maneira como você se aproximou do movimento  se você chegou de carro ou a pé. Nesse sentido, é possível impedir que o Google monitore os locais visitados e você também pode excluir todo o histórico de localização no Maps, se preferir.



Baixar mapas para usar o Google Maps offline

Outro recurso interessante é a possibilidade de baixar partes do mapa e obter rotas sem conexão, um recurso útil para obter mapas quando você não tem internet ou enquanto dirige se  a conexão pode afetar a jornada. As rotas ou trechos baixados são salvos na seção "Mapas offline", que pode ser acessada através do menu do Google Maps.



"Detalhes do mapa" para visualizar informações de trânsito

O Google Maps possui um recurso que permite visualizar detalhes no mapa, incluindo informações de trânsito, paradas e rotas de ônibus, e mais recentemente dados sobre o  Covid19 no mundo. Para ativar o recurso, basta tocar no ícone de camadas ao abrir o aplicativo. Em seguida, em Detalhes do cartão, toque na opção desejada.


Se você selecionar "Tráfego" no Google Maps, poderá ver informações de trânsito em tempo real, o que é particularmente útil  para os motoristas. O mapa exibe linhas verdes, laranja e vermelha, indicando que o tráfego está livre, pesado ou parado.




Modo de navegação anônima


Também é possível navegar  em mapas no modo de navegação anônima, semelhante à pesquisa anônima do Chrome. A função não salva  pesquisas, rotas, rotas e instalações pesquisadas. Dessa forma, os resultados não aparecerão no seu histórico de navegação ou na sua conta do Google. Se a opção estiver ativada, o compartilhamento de local pelo aplicativo também não é possível. Para ativar o recurso, basta abrir o menu do mapa e tocar em "Ativar modo de navegação anônima".Para desativar  toque no ícone de navegação anônima e toque em Desligar.






Postar um comentário

0 Comentários